sábado, 6 de maio de 2017

Tinta de tatuagem: conheça os diferentes tipos e o que existe por dentro das tintas!

om mais de 3500 anos de existência, a tatuagem é, e sempre foi, considerada como uma forma de expressão do corpo. Não é à toa que vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas de todas as idades. Na hora de fazer uma tatuagem, não é só a escolha do desenho que importa. É preciso pensar também nas cores que irão preencher a arte. Mas, você sabe como são feitas essas tintas? No post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a tinta de tatuagem. Cola com a gente!

Veja os tipos de tintas para tatuagens

As tatuagens definitivas são feitas por meio da inserção de uma agulha com um determinado pigmento. Nesse pigmento podemos observar a química, pois as cores presentes na tatuagem são provenientes de alguns produtos químicos. São sais de elementos em transição e da mesma forma que eles são usados para colorir vidros, são também utilizados para colorir as tatuagens da galera.

Tinta de tatuagem amarela ou vermelha

Para atingir essas cores, o pigmento utilizado é de sais de cádmio. O metal cádmio é bem perigoso, seus efeitos estão em causar câncer de pulmão e próstata, além de lesão nos rins. O vermelho é a cor que provoca muitas reações alérgicas, por ser feita também à base de mercúrio. Vale ressaltar que esses efeitos são causados após anos de a tatuagem ser feita e não é uma regra.

Tinta de tatuagem verde

A tinta verde é feita a partir de sais de cromo, responsável por causar asma, bronquite e câncer. Pode causar também diversas reações eczematosas, dando coceiras em níveis variados.

Tinta de tatuagem marrom e rosa

Composta por sais de ferro, esse componente é formado por vermelho veneciano (composto de óxido férrico ou sais de sais de cádmio), causador do câncer e lesões nos rins.

Tinta de tatuagem azul

Sua composição é dada por sais de cobalto, causando reações alérgicas extremamente sensíveis.

Tinta de tatuagem preta

Essa tinta é feita basicamente por carvão, e, apesar de não possuir derivados dos metais, pode conter fenol, o que pode causar algumas reações alérgicas.

Tinta de tatuagem branca

A tinta na cor branca é feita com óxido de titânio, substância potencialmente alérgica.

Tipos de tintas que podem causar alergia

Vale deixar claro que cada organismo reage de forma diferente e uma tinta considerada alérgica, pode não apresentar reações em algumas pessoas. As cores menos normais, como rosa, coral, lilás ou turquesa, possuem um potencial maior de causar alergias mais fortes, mas vai depender dos compostos de cada uma delas.
Para evitar eventuais transtornos, o ideal é que seja feito um teste de alergia 24 horas antes de fazer a tatuagem. Peça ao seu tatuador para que ela faça uma pequena aplicação na sua pele. A presença de inchaço, vermelhidão ou bolinhas indica a representação de reação alérgica à tinta.
Em alguns casos, a pele pode apresentar reação alérgica meses após o procedimento. Fique atento a qualquer sinal anormal na sua pele e procure um dermatologista caso os sintomas persistam.

Tintas que são aprovadas pela Anvisa e tintas que foram suspensas

No Brasil, somente três tintas de tatuagem podem ser comercializadas: Iron Works — Brasil Ltda., Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados e Eletric Ink Indústria Comércio.
Para a tinta ser registrada no país é preciso que ela atenda à legislação vigente. A Anvisa já suspendeu 14 marcas de tinta de tatuagem no Brasil, dentre elas: Intenze, Eternal Ink, Bowery Ink, etc.
Antes de fazer a sua tattoo, escolha bem o estúdio, o tatuador e se informe sobre a tinta que ele usa. Agora que você já sabe como são feitas as tintas de tatuagem, assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber novas matérias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário